Topo

Histórico

Categorias

Blog Clara Averbuck

Sílvio Santos não está "gagá", está exercendo seus privilégios

Clara Averbuck

12/11/2018 16h58

Após o episódio vergonhoso protagonizado por Sílvio Santos durante o Teleton, no qual ele, sem um pingo de constrangimento, assedia a cantora Claudia Leitte, que ainda tenta ser elegante, mas fica visivelmente constrangida, não demorou para culparem a idade de Silvio pela atitude. Velho, né? Vai mudar a cabeça de velho?

 

É curioso como alguns homens têm esse privilégio da não responsabilidade por suas palavras e atos. É curioso também como, dependendo de onde esse homem vem, deve responder por seus atos até com cadeia. Não é isso o argumento da redução da maioridade penal? Que pessoas de 16 anos já respondem por seus atos? E as garotas abusadas que constantemente são responsabilizadas por estarem usando a roupa "errada", pedindo, frequentando bailes? Para esses não há perdão.

Para os ricos e os brancos, os detentores dos maiores privilégios, sempre há uma desculpa, sempre "não é bem assim", sempre passam um pano.

Já chega.

Não dá pra tolerar show de misoginia em rede nacional, em nenhum lugar.

Não podemos deixar com que esses e outros se sintam confortáveis em seu trono de poder estrutural para assediar mulheres, para constranger mulheres, para constranger geral.

Agora, mais do que nunca: mexeu com uma, mexeu com todas. E quando digo todas, não me refiro apenas a cantora branca e famosa, que também é cheia de privilégios. Todas as que forem vitimadas por esse pensamento misógino de que a mulher é um objeto, uma não pessoa, alguém que pode ser constrangido. Pode ser o Silvio, seu avô, professor, pai, tio, vizinho, a porcaria do presidente que elegeram. Não importa quem.

Chega.

Sobre a autora

Clara Averbuck escreve desde sempre e começou a publicar na saudosa internet discada. É uma das pioneiras da blogosfera brasileira e tem sete livros publicados e adaptados para cinema e teatro. Já escreveu na Showbizz, Superinteressante, TPM, Claudia e muitas outras, foi colunista de jornais e revistas Brasil afora, tem gato, cachorro e filha adolescente, bebe e gosta, usa unhas de acrílico, é uma apaixonada praticante de pole dance e acredita que o corpo é uma festa. Dá aulas de escrita criativa e sabe que escrever é a perdição e a salvação.Eparrei!

Sobre o blog

Divagações e conjecturações sobre comportamento, sociedade, mídia, o universo e tudo mais.

Blog da Clara Averbuck